30/09/2014

Horário político, que produto ruim, hem?

         Eu nunca havia prestado muita atenção no horário político. Nestas eleições, não consigo escapar dele. Estou perplexo: tanta inteligência reunida, para apresentar ao público um produto de péssima qualidade! Duvido que ele consiga formar opinião de uma pessoa sequer.
         Mais uma eleição se passa e o eleitor se vê obrigado a votar no escuro, sem conhecer seus candidatos, sem saber o que pensam, o que pretendem fazer, se eleitos. Olho para a TV e vejo o Tiririca com um bife espetado na ponta do garfo e me pergunto: que país é este?
         Uns não têm tempo e mostram uma exposição ridícula, nome, número, uma ou duas frases que cheiram demagogia e pronto, acabou; outros, que têm um tempo maior, gastam grande parte dele para atacar o adversário. Não há discussão, propostas minimamente articuladas, nada, nada, nada.
         Um extraterrestre que aqui chegasse e assistisse a um desses programas iria pensar que temos um concurso para ver quem consegue deixar o telespectador mais irritado ou mais cansado. É tudo muito chato e incompetente.
         São tantos os interesses em jogo, que ficamos sem saber como essa “coisa” poderia ser resolvida. Apesar dos avanços da Internet, a TV ainda é um canal de extrema importância para esclarecimento do grande público. Presumo que seja nela que deve ter início a grande discussão que precisamos fazer sobre políticas orçamentárias, cobrança de tributo, reforma política, saúde, educação, relações internacionais, o assombroso impacto que a Internet exerceu e ainda vai exercer, proximamente, na sociedade brasileira, tudo isso se deixarmos por barato, porque existe ainda uma enormidade de outros assuntos, cujo entendimento por parte das pessoas que vão votar é urgente e indispensável. Os candidatos, contudo, passam ao largo dos problemas, como se ao público bastassem “promessinhas” e muito “quas-quas-quas”.


Para cego ver:
(Desenho de Regis Soares: Uma pessoa na televisão falando que irá começar o Programa Eleitoral Gratuíto e um casal, um gato e um cachorro correndo para longe da tv!)

Um comentário:

  1. Eu só faria uma observaçao: as TVS, com seu regulamento camisa-de-força, mais do
    que responsáveis por isso, sáo vítimas das imposiçoes da Justiça Eleitoral.É humanamente impossivel
    organizar um debate minimamente decente sendo obrigadas pela lei eleitoral "politicamente
    correta" a dar espaço para candidatos nanicos de qualquer partido que tenha representaçao no Congresso.
    O debate na TV deveria ser um programa jornalistico, e os critérios deveriam ser da empresa
    que o organiza e o leva ao ar. Imagine se nos EUA, onde a gente nem ouve falar nas dezenas de
    candidatos que concorrem à presidência, as TVs fossem obrigadas a incluir todos no
    debate. Imagine aquele famoso debate Kennedy x Nixon sendo perturbado
    por dezenas de moscas varejeiras. Sandro Vaia, Jundiai.

    ResponderExcluir