02/11/2014

É preciso mais que notas de repúdio!

        O PT tenta fazer humor com aquilo que não é engraçado. Convido o leitor deste Blog a buscar pelo Google o seguinte endereço: meme pragmatismo político (link abaixo). Meme, para quem não sabe, é um cartoon de humor sobre um tema qualquer da atualidade, com a colaboração geralmente de uma vasta gama de internautas de todos os matizes ideológicos. Neste site que indiquei, vamos observar  a maior coleção de memes disponível na Internet sobre a edição da Veja que circulou na anti-véspera do segundo turno dessa última eleição para presidente da República. Os autores dos memes quiseram passar a idéia de que era uma brincadeira de despretensiosos internautas, mas, com certeza, o site tem vestígios claros de produto orientado e editado. Para mim foi coisa de quem pretendia jogar as denúncias no deboche, para desestimular apuração, seriedade, conseqüência.
        O Brasil e sua ainda incipiente democracia chegaram a uma encruzilhada. A vitória do PT trouxe à tiracolo o desejo de aparelhar o Estado muito mais do que já foi aparelhado. Trata-se agora de libertar os companheiros presos e condenados “injustamente” e driblar as acusações que já vieram e ainda virão nas irregularidades encontradas nas operações da Petrobras. Quem viver verá!
        Sempre que há um atentado contra a imprensa, como foram as agressões ao prédio da Veja em São Paulo, logo depois da circulação da edição especial da revista que implicava Lula e Dilma nos escândalos da Petrobras, várias entidades de classe, como ABI, OAB, etc., lançam notas de repúdio. Acho que daqui em diante todas elas têm de pensar em muito mais que isso; pensar em vigília, mobilização, ações mais efetivas de manutenção da democracia, que sem nenhuma dúvida pode, a partir de agora, dar grandes passos para trás.
        Uma primeira providência poderia ser a de exigir investigação sobre as denúncias de Veja sem mais demora, pois já se passaram dez dias que a revista circulou e até agora não se viu nenhuma iniciativa no Congresso Nacional para se apurar as denúncias. A própria mídia não puxou as investigações, como teria ocorrido em outras circunstâncias. Na Internet, verificou-se apenas a tentativa de levar o assunto para o ridículo e o deboche.

        A campanha de segundo turno, contudo, deixou mais que indícios de que sempre existiu uma relação promíscua entre o Planalto e os dois personagens que sob o benefício da delação premiada têm contribuído para botar muitas luzes sobre os desvios na Petrobras e muitos outros. E só mesmo por milagre o gabinete presidencial teria ficado distante de toda essa imensa teia de corrupção nos últimos oito anos. Quero dizer que as denúncias da revista baseadas em depoimento do doleiro Alberto Youssef, longe de serem motivo de chacota, são verossímeis, no mínimo verossímeis.

(Memes da capa de Veja com imagens de Dilma e Lula)

http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/10/site-ironiza-desespero-da-veja-como-capas-fantasiosas-em-vespera-de-eleicao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário