14/11/2014

O mundo está muito diferente!

        As revoluções acontecem e os Black-bloc´s são um pequeno mas efetivo exemplo de que elas passarão a ocorrer, mesmo no Brasil, mais rapidamente e menos controladamente. Os cordões que sempre permitiram manter a situação sob controle passaram para outras mãos, mais numerosas, menos criteriosas e mais extravagantes. As lideranças da política tradicional deveriam prestar mais atenção nisso se quiserem sobreviver um pouco mais de tempo.
        A grande mudança instala-se com a Internet em toda parte. Os arautos dos novos tempos não são mais dois e nem três, podem ser milhares, milhões. Quem tem um computador conectado à rede mundial pode sim, de casa, no escondido do lar, propagar a novidade e mobilizar pessoas para uma causa. Isso já começou a acontecer no Brasil e a tendência é se expandir e se fortalecer junto com o alargamento das bandas da Internet.
        I-n-t-e-r-n-e-t, eis o grande tema da atualidade e da modernidade e a classe política, pelo que se observou na última campanha, pelos debates, passou distante dele como o diabo passa da cruz. Os políticos brasileiros ainda dão a impressão de achar que Internet é ter um site de campanha, alimentar o twitter com notinhas maliciosas, distribuir press release por e-mail e pronto, fim. Na hora que acordarem para a capacidade mobilizadora e a disrupção provocada pela net, será tarde demais, a vaca terá ido pro brejo de onde não conseguirá sair mais.
        Os políticos ainda se preocupam com a mídia tradicional e não conseguem observar que ela foi a primeira a ser atingida pela disrupção que avança à galope em todo o mundo, sepultando jornais, revistas e ameaçando levar, impiedosamente, grandes e influentes mídias para o buraco. Não existe mais nenhuma disposição em esperar que Fidel Castro e Che Guevara desçam de Sierra Maestra para dar a voz de comando. A hora pode ser agora ou daqui a pouco, a depender dos interlocutores alcançados pela net.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário