09/01/2015

Algo além da intolerância !

        Não me parece que é apenas a intolerância que move o terror. Há algo que vai além, muito além disso. Algo forte, baseado nas frustrações, no desejo irrefreável de submeter o mundo a um regime de trevas, de absoluta escuridão. Quer dizer, uma estupenda utopia, que até uma criança de ainda tenra idade saberia dizer que é uma meta impossível de ser alcançada.
        Por que o humor tem sido alvo frequente dele, do terror? Sem nenhuma pretensão vou tentar encontrar uma resposta, aqui, em poucas linhas. Visto como “uma quebra brusca, repentina, de uma sequência lógica”, o humor é a única coisa, entre todas as atividades do Homem, difícil de controlar ou censurar. Pode-se prender o humorista, colocá-lo numa masmorra e mesmo assim um pequeno gesto seu, um aceno, pode ter força para provocar risos em seus carrascos e deste modo por o humor dentro de sua primordial função, provocar também bruscas alterações de comportamento nas pessoas atingidas.
        Vivemos uma época em que muitos jovens são induzidos a trocar o ideal por atos de terror, alimentando o ódio contra tudo e todos, só o ódio, nada mais que o ódio, querendo levar a humanidade para o mundinho deles, de puro ódio. Dizem que agem em nome de uma doutrina religiosa mas isso é falso como uma nota de 12 dólares. A religião que todos dizem professar é a do ódio, nada mais que ódio.
            
        Voltarei ao tema, mais para frente, com a cabeça mais fria.

(Torre Eiffel com as luzes apagadas em homenagem às vítimas do atentado ao jornal Charlie Hebdo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário