31/01/2015

Volta pro sax, Malaquias!

        Meu vizinho é saxofonista, e dos bons ! Tê-lo como vizinho é um privilégio. É bastante conhecido no meio musical de Campinas e adjacências. Tem uma – ou tinha, não sei –  banda de jazz das melhores do país. Digo que ser seu vizinho é um privilégio porque quando chega esta época do ano, festas e carnaval, ele reunia os músicos de sua banda para ensaios e tínhamos- seus vizinhos- ali pelas 18 horas um magnífico concerto de jazz que seguia firme até quase 22 horas. O som vazava de sua pequena chácara, uma flora, onde ele, até o ano passado, mantinha um  bar – piano, vinhos, lanche, e sax. Eu gostava, mas a iniciativa não deu muito certa – bom músico, mau empreendedor.
        Faz já um bocado de tempo, quando dirigi o jornal Gazeta Mercantil na região de Campinas, contratei Malaquias e seus músicos para tocar em eventos promovidos pela empresa; uma vez, num desses eventos, ele nos brindou com um  Funeral à New Orleans, onde não faltou, é claro, um extenso repertório da tradicional música da capital do jazz norte-americano.
        Eu não sabia, mas a mulher de Malaquias, Maria de Lourdes, encontrou-se com minha mulher, Susana, no supermercado e passou-nos uma triste notícia: os concertos do crepúsculo acabaram.  Os músicos começaram a brigar muito e Malaquias resolveu  suspender os ensaios por um bom tempo.

        Desde a suspensão, há um mês, o sax de Malaquias silenciou. Estou aqui na torcida para que ele volte para o seu sax. E isto por duas razões: dizem que os músicos de instrumento de sopro não podem ficar muito tempo sem tocar, pois correm o risco de perderem a “embocadura” e se isso acontecer babau, não voltam mais a tocar com qualidade. Segunda,  pode ser que ele repita o que fez no ano passado: trocar o sax pela serra elétrica, ninguém merece...


4 comentários:

  1. Não conheço o Malaquias, mas torço pela boa música. Logo, faço eco: volta pro sax, Malaquias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, vamos criar um viral ? Convoco meus amigos, parentes, leitores, a marcharem junto conosco: Volte pro sax, Malaquias!!!

      Excluir
  2. Pio, invejo você de ter o Malaquias como vizinho, pois os meus têm o hábito de escutar o tal do "sertanejo universitário" num volume ensurdecedor até altas horas

    ResponderExcluir
  3. E para quem gosta de jazz, aqui vai uma dica que estou curtinho neste momento (Esperanza Spalding): https://www.youtube.com/watch?v=vB2Hy-pJ2TM

    ResponderExcluir