04/02/2015

Réquiem para José Eduardo Vieira ( I de III )

        Morreu esta semana em Curitiba, depois de quase um mês internado em Joaquim Távora, para tratar de uma pneumonia,  José Andrade Vieira, aos 76 anos. Foi o que se pode chamar de um banqueiro sem banco. Foi vítima de pretensões políticas acima da medida – queria ser presidente da República insuflado por uma candidatura bem sucedida ao Senado e foi só. Tinha um senso político meio enviesado e uma dificuldade para separar, entre amigos, o joio do trigo.
        Foi assediado pelo que há de pior tanto na política quanto no setor empresarial do Paraná. Uma frase que eu o ouvi dizer algum tempo depois da nomeação de um empresário para um cargo numa das empresas do grupo Bamerindus explica essa sua inapetência para escolher bem seus companheiros de trabalho: “Pensei que estava contratando um super executivo, e contratei um ladrão”. O problema está no fato que o Paraná inteiro sabia que esse empresário era desonesto, só ele não.
        Saiu da tempestade que arrastou o seu banco para o buraco como um poço de mágoas. Eu o ouvi dizer várias vezes depois que tudo passou: “Chamam esse cara de grande líder da democracia, mas para mim não passa de um FDP. Um FDP, é isso que ele é.”
        Seu destino foi drasticamente alterado, em 1981,  pelo ponteiro de três eucaliptos que roubaram a asa esquerda do Sêneca  onde viajavam seus dois irmãos mais velhos, Tomaz Edison Vieira e Cláudio Enock Vieira, respectivamente o presidente e o vice da já chamada organização Bamerindus, então um complexo de banco, corretora, seguradora, fazendas de agricultura. Com uma só asa, o pequeno aparelho mergulhou de bico numa formação granítica, matando todos seus ocupantes, piloto, os dois dirigentes do conglomerado e seus dois primogênitos. O acidente ocorreu a poucos quilômetros de Tomazina, município a norte pioneiro do Paraná, onde nasceria a antiga cooperativa de crédito que em 1929  dava origem ao Bamerindus.
        Não houve nenhuma controvérsia: o cargo máximo do conglomerado coube a José Eduardo, até então acomodado na presidência de uma corretora do grupo nos Estados Unidos. Eu assisti sua apresentação à imprensa duas ou três semanas após o acidente; houve jornalista que já começou a notar ali que a herança era bem maior que o herdeiro. Eu mesmo não quis fazer previsões; apenas torci para que desse certo. Chegara em 1976 ao Paraná e já conseguia prever o quanto seria devastador para a economia do estado o declínio do Bamerindus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário