08/10/2015

A volta nada triunfal do Rei Barbudo

        Ele bateu, bateu e bateu até conseguir entrar novamente; não existe pessoa tão obcecada pelo poder quanto ele. Acho mesmo que morreria de tédio se não lhe abrissem a porta. Ele não vive sem o “puder”, como dizem os coronéis nordestinos. Precisa estar lá, se não for para tirar o país do buraco, onde ele, sua discípula e sua turma de saqueadores o colocaram, para terminar de encher suas burras e as de seu filho, riquinho.
        Atribuem-se a ele algumas das mais importantes mudanças ocorridas no governo; outras mais devem ocorrer; é só uma questão de tempo.
        A mudança mais importante até agora foi a saída de Aluísio Mercadante da Casa Civil, despachado para o Ministério da Educação. Triste momento este, a que chegamos! Quando alguém não serve para ocupar uma pasta importante, estratégica, atira-se o “maldito” nesse “depósito de lixo” que alguns ainda insistem em chamar de Ministério da Educação!!!
        É o jeito de ser do Rei Barbudo: fez questão de botar no lugar de Mercadante seu amigo do PT, Jaques Wagner; Jaques estava na alça de mira da presidente por ser – dizem os mexericos do Planalto – muito preguiçoso. Deve ter trazido para Brasília a malemolência típica da Bahia, estado que governou até há pouco tempo. Não comparecia a reuniões com a presidente marcadas para começar antes das 10 horas da manhã. Agora é ele, Wagner, quem assopra recados do Rei Barbudo no ouvido da discípula, recados que podem ser assoprados, é claro, depois que todos ali estiverem bem despertos, após o meio-dia.
        Outro que ganhou mais poder no governo foi Ricardo Berzoini (PT), que havia sido depositado no Ministério das Comunicações desde o primeiro mandato da discípula. É aliado do Rei Barbudo; deram para ele a Secretaria de Governo, nova pasta surgida da fusão da Secretaria de Relações Institucionais com a Secretaria Geral da Presidência. Só não tiveram coragem de colocá-lo novamente no Ministério da Previdência: vai que ele resolve fazer um novo recadastramento dos aposentados e obrigue velhinhos de 100 anos a comparecer pessoalmente às agências bancárias... Não pegaria bem para as circunstâncias.
        Na Previdência, que absorveu agora o Ministério do Trabalho, foi colocado o gaúcho e petista Miguel Rossetto, talvez o político mais indignado com o fim trágico do petismo que se prenuncia. Não vaie o governo ou o Rei Barbudo perto dele; é capaz de surtar. Nunca se viu tamanha lealdade!
        E assim, de Wagner, Berzoini e Rosseto foi preparada a cama e o cenário para o retorno do Rei Barbudo; é claro que ele tem outras cartas na manga e a principal delas é , por certo, o velho Henrique Meireles, a ser convocado mais uma vez para por ordem na economia.
        Não acredito que haverá tempo; ainda nesta quarta-feira – 7/10- o Tribunal de Contas da União julgou as contas da discípula relativas a 2014 e as reprovou. O governo tentou esconder dos brasileiros um rombo orçamentário de US$ 120 bilhões, com as chamadas pedaladas fiscais.
        Já havia batido o desespero no Planalto; primeiro, tentaram derrubar o relator do TCU, Augusto Nardes, e agora tentam desmerecê-lo, fazendo circular pela Internet “denúncias” de que ele estaria envolvido em falcatruas. O Rei Barbudo é nordestino e deve ter trazido do Agreste o mau hábito de dar tiros nas pombas por achar que elas é que produzem a seca. Puro delírio para tentar escapar da maldição do índio, implacável.
        Agora é esperar por dois ou três meses para assistirmos à queda, que tem tudo para ser ruidosa.

(Lula, Jaques Wagner, Miguel Rossetto e Ricardo Berzoini, novos reis do Planalto, todos  barbudos)

2 comentários:

  1. Muito bom teu comentário amigo, é a mais pura realidade, tomara que seja apenas uma vontade do molusco, porque se ele tiver forças e voltar, estaremos ferrados.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Ildo. Ferrados acho que já estamos, impossível piorar, não é ? abração

    ResponderExcluir