17/01/2016

O resgate da dignidade brasileira

        Um leitor – Ruy Moraes – informa pelo Facebook que apoiou o abaixo-assinado de minha iniciativa pela cassação da outorga de mineração da SAMARCO e pediu a seus seguidores para também assinar, mas revelou-me preocupações com o possível surgimento de problemas sociais em Mariana (MG) caso a empresa seja fechada. Passei uma noite matutando sobre o assunto até decidir escrever este artigo.
        O abaixo-assinado, caso consiga milhares de assinaturas, deve representar o início do resgate da dignidade do Brasil diante da atividade mineradora; mais uma vez, essa dignidade foi duramente enlameada por um desastre que afronta os mais elementares interesses da Sociedade Brasileira. Faz mais de dois meses que ele aconteceu e nenhuma pessoa foi presa, nenhuma multa foi paga e os responsáveis tentam dar o drible da vaca nos órgãos fiscalizadores. E vão continuar tentando até conseguir sair ilesos e impunes dessa imensa tragédia.
        Esse desastre, pela magnitude, deve representar – eu espero – a gota d’água que fará o copo da tolerância da Sociedade Brasileira  a desmandos na atividade mineradora transbordar, se é que queremos mesmo resgatar nossa dignidade.
        Faz muito tempo que empresas multinacionais como a SAMARCO (Mariana-MG) e a KINROSS (Paracatu- MG) trabalham na mineração do Brasil como se estivessem numa republiqueta das  bananas, matam gente com extrema crueldade, destroem a natureza, corrompem nossas instituições – todas elas, a começar pela Câmara de Vereadores – e, enfim, praticam crimes que jamais seriam minimamente tolerados em seus países de origem, Austrália e Canadá, para ficarmos em exemplos mais gritantes.
        Quero dizer a Ruy Moraes e a todos que apóiam o abaixo-assinado para não se preocuparem, caso a outorga de mineração da SAMARCO seja cassada. Não vai acontecer nada de mais grave em Mariana, pois é evidente que a Vale do Rio Doce assumirá o comando da mineração de ferro na mesma intensidade e assumirá também todo o passivo deixado pela Samarco. Não vai querer perder a “galinha de ovos de ouro”. Perto do que é possível ganhar com o ferro mineiro, assumir o passivo do desastre é como gastar dinheiro com pinga.
        O abaixo-assinado, uma vez vitorioso, servirá para botar medo na própria Vale do Rio Doce, que há muito tempo briga também contra os interesses da Sociedade Brasileira , seja como sócia da SAMARCO, seja pela corrupção de nossas instituições, seja ainda por ter imitado o grupo Lume - ela, a Vale, também está sentada há várias décadas sobre as jazidas de potássio do Sergipe sem andar e nem sair de cima, obrigando o país a gastar fortunas cada vez maiores na importação do produto. (http://osobreviventeavc.blogspot.com.br/2015/12/historias-nada-exemplares-da-nossa.html).

        A Sociedade Brasileira, que segundo a Constituição de 1988, é a legitima dona das reservas minerais do país, precisa assumir o comando da atividade mineradora e isto só poderá ser alcançado com a pressão de milhares de assinaturas – ou milhões, por que não? – neste nosso abaixo-assinado pela cassação da licença de exploração mineral concedida à Samarco. Sem coerção não haverá solução e a empresa sequer assumirá seus compromissos de reparação dos danos que ela, por pura negligência, provocou. É viver para conferir!

Vamos liberar o Brasil das garras da Samarco?

Vamos liberar o Brasil das garras da KINROSS? 

Compartilhe e assine! 
Vamos propagar esta ideia!
Entre no link abaixo para assinar:

Nenhum comentário:

Postar um comentário