25/11/2016

Da Band à Globo, a qualidade que seduz!

        Acompanho dois programas do mesmo gênero na TV. São dois concursos musicais, o X Factor, que terminou na quarta-feira, 23-11, na Band, e o The Voice, na Globo.
        A característica comum é a impressionante demonstração de quantos talentos temos no País ainda fora do showbusiness e da mídia tradicional. O Brasil, que se tornou famoso por ser um celeiro inesgotável de craques de futebol, é também, e não sabíamos, um celeiro de talentos musicais. Quem assiste a esses dois programas deve estar tão surpreso quanto eu.
        As semelhanças, contudo, param por aí. Não se pode esperar muito de uma emissora, a Band, que teve de vender, para sobreviver, seu horário nobre a um pastor evangélico, mas a falta de tato das pessoas que gerenciam a programação  é espantosa... Fica a cada dia mais claro que a Band não sabe competir e nem ampliar e fidelizar a audiência...

CASO PATOLÓGICO

        A Band, aliás, é mesmo um caso patológico: não sabe conviver com a audiência; luta, luta para alcançá-la e quando a alcança, joga fora; expulsa talentos, repele sucesso, foge da competição, às vezes de um modo vergonhoso, como aconteceu com o CQC, o Custe o Que Custar, lembram-se?
        O CQC foi inventado na Argentina e trazido para o Brasil pela Band; mistura de humor e bom jornalismo, o programa havia conquistado um vasto público de jovens e adolescentes, que não liga para TV. De repente, em meio a boatos de que a emissora recebia uma carga muito grande de processos pelas reportagens agressivas, o programa foi tirado do ar sem nenhuma comiseração: seus melhores talentos foram contratados pela Globo.
        Marco Luque, membro da bancada de apresentação do CQC, é hoje a maior atração do Altas Horas, da Globo, conduzido por Serginho Groissman... A impressão que dá é que a Band nem chegara a notar o pendor humorístico de Luque...
        Outra revelação do CQC, Danilo Gentilli, faz sucesso no SBT com o seu imperdível The Noite... Essas coisas fazem o mercado televisivo comparar a Band a um desses pequenos clubes do interior do país que têm como meta revelar talentos do futebol para grandes times,  nacionais ou estrangeiros... Alguns desses pequenos clubes ganham muito dinheiro, mas a  Band, ao contrário, só revela talentos para as outras emissoras e não chega a tirar proveito das descobertas...


 ARGENTINA E REINO UNIDO

        O CQC veio da Argentina, e o X Factor,da Inglaterra; a Band adquiriu os direitos de transmissão da Turner e FremantleMedia, empresas britânicas. O modelo é sucesso hoje em nada menos de 170 países.
        Não se pode dizer que o programa NÃO seja sucesso no Brasil, mas, convenhamos, a Band faz força para derrubá-lo.
        Nesta primeira temporada, o programa foi exibido nas noites de segundas e quartas; a primeira lambada que a atração recebeu foi o horário de exibição. Diria que para acompanhá-lo é preciso ser desocupado, aposentado e teimoso. Nunca termina antes da meia noite e sempre avança pela madrugada. As primeiras a desistir, portanto, são as pessoas que têm de levantar cedo para trabalhar no dia seguinte.
        Isto não é tudo: há ainda o “AQUECIMENTO", conduzido por Maurício Meirelles (ex-CQC), com erros crassos de concepção. É algo inteiramente dispensável, mas a emissora faz questão de expulsar audiência, empurrando o programa madrugada a dentro ! Maurício reúne ilustres desconhecidos – locutores de sucesso do rádio – para analisar a performance dos participantes e tentar adivinhar, num papo enfadonho e arrastado, quem deve sair ou permanecer no certame.
        Isto sem considerar os brakes comerciais intermináveis, o cenário com excesso de iluminação, as falhas técnicas que se repetem...
        No mais, para quem tem a paciência de Jó, tudo é atraente, agradável de ver e ouvir. 

     O vencedor desta primeira grande fase do X Factor foi o cantor de  voz poderosa, afinadíssima, Cristopher Clark, numa boa escolha do público... O segundo lugar coube a Jenni Mosello, de Curitiba, uma cantora e performance simplesmente extraordinária...
     O vencedor ganhou um contrato exclusivo com uma grande gravadora... se houve outros prêmios, ninguém informou, outra falha da amadora Bandeirantes...

NA LÍDER

        Na execução do The Voice (quintas, após a novela das 9h,30), a Globo deixa muito claro porque é líder de audiência no Brasil: também uma competição musical, o programa é curto, direto, objetivo e super bem tratado tecnicamente. Som perfeito, imagem idem, cenário idem, andamento idem!
        Nada, enfim, concorre com os “ídolos”. Eles são as únicas atrações ou quase. O júri tem seu espaço discreto. Quando o número de concorrentes é reduzido pelas eliminações, o júri (Cláudia Leite, Michel Teló, Lulu Santos e Carlinhos Brown) apresenta shows, um por vez, no máximo 20 minutos de boa música e muita alegria.
        Os brakes publicitários não se afastam do padrão Globo: geralmente, peças de boa qualidade e duração suportável.

CONTRATOS SIGILOSOS

        As emissoras mantem em sigilo o contrato de aquisição dos direitos de exibição de programas como The Voice (dos EUA), X Factor (da Inglaterra), Masterchef (Reino Unido), O Mundo Segundo os Brasileiros (de origem Argentina), de modo que ninguém sabe ao certo onde começam e onde terminam exigências que definem formato, cenário, iluminação, horário de exibição, etc...
        No caso da Globo, o fornecedor da ideia certamente ficará tranquilo: o produto está em mãos profissionais e em mãos que tudo farão para tirar dele o melhor proveito. No caso da Band, todo cuidado ainda será pouco: agora mesmo, a emissora assassina uma das melhores ideias já concebidas para a TV aberta, o programa O Mundo Segundo os Brasileiros.
        O programa consiste em colocar brasileiros residentes em países que despertam curiosidade no público para atuar como repórteres da TV. Brasileiros familiarizados com a cultura de países como Vietnã, Laos, África do Sul, Canadá, El Salvador, França, Italia, etc, etc, mostram atrações em bom português.
        Tudo muito bem, tudo muito bacana, tudo de fácil execução... A Band, contudo, exibe o programa depois da meia-noite, em sessões especiais para corujas... Pode?
-------------------------------------------------------------------------------------------
*** Precisamos expulsar a Samarco da mineração brasileira. Assine o abaixo-assinado pelo link:




Ex CQC,Marco Luque, hoje, é a grande atração do Altas Horas

Danilo Gentilli, também ex-CQC, hoje tem programa de sucesso no SBT - The Noite 


Cristopher Clark - X Factor

Jenni Mosello, segundo lugar no X Factor



VIDEOS:

Run To The Hills - Jenni Mosello



Listen (Beyoncé) - Cristopher Clark

-------------------------------------------------------------------------------------------
Desastre de Mariana:


 Dupla "OsGemeos" criam arte em homenagem ao desastre de Mariana e cobram ações






*** Precisamos expulsar a Samarco da mineração brasileira. Assine o abaixo-assinado pelo link:



Nenhum comentário:

Postar um comentário